PROJETOS

Acelera Rio
Projeto executado em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro com o objetivo de oferecer capacitações empreendedorismo para pessoas em situação de vulnerabilidade do Rio de Janeiro. Termo de Fomento: 959125/2024 / Objeto: Promover a economia solidária através da capacitação de indivíduos e grupos em situação de vulnerabilidade, fortalecendo instituições locais, facilitando o acesso a finanças solidárias e desenvolvendo instrumentos e mecanismos de estruturação da produção, comercialização e consumo. / Autora da Emenda: Benedita da Silva / Número da Emenda: 13100019 / Valor da emenda: R$ 500.000,00 / Valor total do projeto: R$ 500.000,00. // AceleraRio: https://backend.institutobesouro.com.br/uploads/Acelera_Rio_013b84d11f.pdf

Agro Maker
Projeto focado em levar inovação e tecnologia ao setor agrícola e realizado em Cáceres/MT. A iniciativa é uma parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária e atende jovens que queiram atuar e empreender no agronegócio.

Aventura Empreendedora
Projeto em parceria com Secretaria Municipal de Projetos e Convênios de Queimados/RJ oferece oficinas de educação empreendedora para alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal da cidade.

Caravana da Economia Criativa no Marajó
Iniciativa em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, oferece consultorias de Gestão Produtiva, Comercial, Econômica e Burocrática. Em 2023, foram atendidos **240** empreendedores de povos e comunidades tradicionais de **oito** municípios da Ilha de Marajó.

Casa da Inovação
Centro educacional idealizado pela Secretaria Municipal de Projetos e Convênios de Queimados/RJ em parceria com o Instituto Besouro. O espaço oferece diversos cursos para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que residam ou estudem na cidade de Queimados.

Edu 4.0
Iniciativa lançada em 2019 em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre que propaga a cultura maker e a educação para o trabalho do futuro entre crianças e jovens por meio de atividades no contraturno escolar. Ao longo do ano, atendeu **400** estudantes em **quatro** escolas públicas da capital gaúcha.

Espaço da Juventude
Projeto de educação maker em parceria com a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) que oferece cursos de Design de Games, Impressão 3D, Robótica, Operador de Drone, Indústria Avançada, IOT (Programação Móvel) e Indústria do SOM (DJ). Desde setembro de 2022, atendeu **7.265** jovens em **cinco** contêineres alocados na capital fluminense.

Fronteira de Oportunidades
Projeto realizado pelo Instituto Besouro com o objetivo oferecer cursos de capacitação em empreendedorismo a minorias e pessoas em situação de vulnerabilidade em Cáceres/MT.

Horizontes para Jovens Indígenas
Iniciativa em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República, que busca atender **8.000** jovens indígenas, entre **18** a **29** anos, em diversos estados brasileiros, por meio de oficinas e mentorias em empreendedorismo.

InTec – Núcleo de Extensão Educacional
Projeto da Prefeitura de Flores da Cunha em parceria com o Instituto Besouro. Atende estudantes do 4º ao 9º ano da rede pública de Flores da Cunha/RS oferecendo oficinas de diversas áreas, desde robótica até culinária.

Meu Trampo
Projeto em parceria com a Coordenação de Políticas para Juventude (CPJ), da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Cidade de São Paulo, atendeu **8.300** jovens, entre **15** e **29** anos, de todas as regiões da capital paulista.

Programa Vida Melhor Urbano
Projeto criado pelo Governo do Estado da Bahia para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade no sudoeste do estado. Entre outras etapas, o programa inclui uma capacitação em empreendedorismo na metodologia By Necessity.

Reintegro
Iniciativa em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), que, em 2023, capacitou **46** pessoas privadas de liberdade nos regimes semiaberto e aberto do sistema prisional do Distrito Federal por meio de oficinas de Revitalização em Espaços Públicos, Trabalho Prisional, Sustentabilidade e Divulgação Institucional. Os participantes também têm a oportunidade de aprender e trabalhar na mini-gráfica criada para o projeto.

Desenvolve Mulher
Programa em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro que ofereceu capacitações em empreendedorismo e cursos profissionalizantes nas áreas de beleza e cuidados para **5.634** mães solo cariocas.

GameVerse
Projeto em parceria com a Coordenação de Políticas para Juventude em Cidade Ademar, São Paulo, que busca capacitar jovens para enfrentar os desafios do século XXI e promover sua inclusão produtiva a partir de curso de produção de games.

Impulso Empreendedor
Projeto em parceria com a Liga Universitária do Tocantins (LDS) e Secretaria da Educação do Governo do Tocantins (SEDUC/TO), atendeu **186** alunos do ensino médio e EJA da rede estadual de ensino do Tocantins, nos municípios de Aurora, Lavandeira, Novo Alegre e Taguatinga.

Mais Diversidade
Iniciativa desenvolvida em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, ofereceu capacitações em Hotelaria e Turismo, Operador de caixa, Atendente de farmácia, Técnicas de vendas, Empreendedorismo, e Ambientação linguística e cultural para **310** pessoas LGBTQIA+, migrantes e refugiados com idades entre **15** e **69** anos em Porto Alegre e no Rio de Janeiro (RJ).

Oportunidade para Todos
Iniciativa em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, através da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, que capacitou **619** alunos entre **18** e **65** anos, em situação de pobreza, nas cidades de Ipixuna (AM), Itamarati (AM), Atalaia do Norte (AM), Santa Isabel do Rio Negro (AM) e Jordão (AC).

Oportunidade para Todos 1ª edição e 2ª edição
Projeto realizado em conjunto com o Ministério da Cultura e Instituto Nacional de Desenvolvimento Socioeconômico (INDS) no Distrito Federal. Em 2023, certificou **67** pessoas que trabalham com artesanato, artes cênicas, audiovisual e animação, design, games, gastronomia, moda e música.