PROJETOS

Acelera Rio
Desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro, o programa oferece capacitações em empreendedorismo para pessoas em situação de vulnerabilidade da capital fluminense.

Agro Maker
Em colaboração com o Ministério da Agricultura e Pecuária, a iniciativa leva inovação e tecnologia ao setor agrícola, atendendo jovens que desejam atuar e empreender no agronegócio.

Bora pra Cima
Com o apoio da Secretaria Nacional de Juventude, esta ação tem como foco capacitar empreendedores de diferentes municípios do Pará.

Caravana da Economia Criativa no Marajó
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em parceria com o Instituto Besouro, conduz esta iniciativa dentro do Programa Abrace o Marajó, beneficiando empreendedores de povos e comunidades tradicionais de oito municípios da Ilha de Marajó.

Casa da Inovação
Centro educacional criado pela Secretaria Municipal de Projetos e Convênios de Queimados/RJ, em parceria com o Instituto Besouro, que oferece cursos gratuitos para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos residentes ou estudantes da cidade.

Edu 4.0
Lançada em 2019 em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, a iniciativa difunde a cultura maker e a educação para o trabalho do futuro, atendendo crianças e jovens da rede pública no contraturno escolar por meio de oficinas nas 7 Artes Digitais.

Empreende LGBTQIA+ SP
Iniciativa conjunta do Instituto Besouro com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e o Fundo Positivo, que oferece capacitação para pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade no estado de São Paulo.

Empreendedoras em Ação
Em parceria com a Secretaria Estadual da Mulher do Rio de Janeiro, a iniciativa é voltada à formação empreendedora de mulheres maiores de 18 anos em situação de vulnerabilidade.

Espaço da Juventude
Projeto de educação maker em parceria com a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) que oferece cursos de Design de Games, Impressão 3D, Robótica, Operador de Drone, Indústria Avançada, IOT (Programação Móvel) e Indústria do SOM (DJ). A primeira unidade, Estácio, foi inaugurada em setembro de 2022. Desde então, outros oito espaços foram abertos – Cidade de Deus, Vigário Geral, Madureira, Vargem Pequena, Campo Grande, Jacarezinho, Centro e Pavuna –, e hoje são nove unidades espalhadas pela capital fluminense.

Filhos Deste Solo
Iniciativa voltada à modernização tecnológica da agricultura familiar, que promove análise de solo, correção sustentável, capacitação técnica, inclusão produtiva de jovens rurais e incentivo à agroecologia no Centro-Sul e Alto Pantanal do Mato Grosso.

Geração Angra
Capacitação em empreendedorismo para jovens a partir de 16 anos que já empreendem ou desejam começar um negócio. Projeto piloto realizado em Angra dos Reis/RJ, com foco em gerar renda, oportunidades e autonomia financeira para a juventude do Município.

Gestor Empreendedor
Desenvolvido com a Casa Civil do Rio de Janeiro, o programa oferece formação para gestores públicos municipais, estimulando o empreendedorismo como estratégia de desenvolvimento local sustentável.

Horizontes para Jovens Indígenas
Promovido em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República, o projeto beneficiou 8.000 jovens indígenas de 18 a 29 anos com oficinas e mentorias em empreendedorismo em diferentes estados do país.

InTec – Núcleo de Extensão Educacional
Centro educacional desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Flores da Cunha, atende alunos do 4º ao 9º ano da rede pública local, oferecendo oficinas voltadas à inovação, tecnologia, artes e esportes.

Meu Trampo
Em parceria com a Coordenação de Políticas para Juventude (CPJ) da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, a iniciativa atende jovens de 15 a 29 anos das periferias da capital paulista.

Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional
Parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego para promover a formação de jovens e trabalhadores, fortalecendo competências sociais e profissionais e ampliando as oportunidades no mercado de trabalho.

Programa Vida Melhor Urbano
Implementado pelo Governo do Estado da Bahia, o programa apoia pessoas em situação de vulnerabilidade no sudoeste baiano, incluindo capacitações em empreendedorismo com a metodologia By Necessity.

Aventura Empreendedora
Idealizada pela Secretaria Municipal de Projetos e Convênios de Queimados/RJ em cooperação com o Instituto Besouro, a ação ofereceu oficinas de educação empreendedora para alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal.

Desenvolve Mulher
Programa desenvolvido com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, responsável por capacitar 5.634 mães solo cariocas em empreendedorismo e cursos profissionalizantes nas áreas de beleza e cuidados.

Fronteira de Oportunidades
Ação do Instituto Besouro que ofereceu cursos de capacitação em empreendedorismo para minorias e pessoas em situação de vulnerabilidade em Cáceres/MT.

GameVerse
Parceria com a Coordenação de Políticas para Juventude de Cidade Ademar (SP), que oferece curso de produção de games para jovens, incentivando o desenvolvimento de competências do século XXI e a inclusão produtiva.

Impulso Empreendedor
Realizado em conjunto com a Liga Universitária do Tocantins (LDS) e a Secretaria da Educação do Estado (SEDUC/TO), o programa beneficiou 186 estudantes do ensino médio e da EJA em quatro municípios tocantinenses.

Mais Diversidade
Iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania em colaboração com o Instituto Besouro, que ofereceu capacitações em hotelaria, turismo, vendas e empreendedorismo, além de ambientação cultural e linguística, para 310 pessoas LGBTQIA+, migrantes e refugiadas em Porto Alegre e no Rio de Janeiro.

Oportunidade para Todos
Ação conjunta com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que capacitou 619 alunos de 18 a 65 anos em situação de pobreza na Amazônia e no Acre.

ReIntegro
Iniciativa conduzida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), que capacita pessoas em regime semiaberto e aberto no DF, com oficinas de revitalização, sustentabilidade e comunicação, além de uma mini-gráfica para formação prática.

Reconecte
Realizado em colaboração com a Secretaria Nacional da Família, do então Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (atual Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania), o programa busca fortalecer relações familiares e promover o uso responsável das novas tecnologias, abordando também temas de saúde, educação e segurança digital.